Garantia de Origem
A JBS tem consciência do seu papel de referência na cadeia de valor, que começa pela compra responsável de matéria-prima, influenciando a cadeia de forma transversal desde a adoção de boas práticas pelos fornecedores até a qualidade final dos produtos.
Por isso, a aquisição de matéria-prima é pautada pelos princípios da compra responsável, que envolve não apenas a conformidade com os regulamentos e legislações de cada país, mas também as práticas de referência no setor.
A JBS não compra de quem está envolvido com:
No Brasil, a Companhia possui um robusto sistema de monitoramento socioambiental para monitorar e verificar se as atividades de seus fornecedores de gado obedecem aos critérios socioambientais determinados por sua Política de Compra Responsável de Matéria-Prima, de forma a garantir uma cadeia de fornecimento sustentável. Por meio de imagens de satélites, distribuídos por uma área de 920 mil quilômetros quadrados em todo o território brasileiro – o equivalente a três vezes o território da Itália. Diariamente, cerca de 80 mil fazendas fornecedoras de gado cadastradas são analisadas nos biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. Saiba mais em: www.jbs360.com.br.
A JBS realiza anualmente auditoria independente sobre sua Política de Compra Responsável e os resultados são publicados. Ao identificar fazendas que não cumprem quaisquer dos critérios socioambientais da Companhia e do Compromisso Público da Pecuária, o sistema bloqueia o cadastro comercial do fornecedor, impossibilitando qualquer operação de compra até que a situação seja regularizada. Toda a compra de gado e o próprio Sistema de Monitoramento Socioambiental são anualmente auditados por empresa terceira, de forma independente.
Já nos Estados Unidos e no Canadá, os fornecedores de gado devem assinar uma declaração indicando o cumprimento das regulamentações governamentais e programas de certificação de bem-estar animal, como o Beef Quality Assurance (BQA) ou equivalente.
Na Austrália, é exigida uma Declaração Nacional de Fornecedores (NVD, na sigla em inglês). Além disso, os animais, antes de deixarem a propriedade onde nasceram, devem ser identificados com um dispositivo aprovado pelo Sistema Nacional de Identificação Pecuária (NLIS).
A garantia de origem de aves é dada pela parceria entre a Companhia e os produtores integrados, que inclui o fornecimento de todos os insumos, apoios técnicos e veterinários. Quanto aos suínos, além do trabalho conjunto com os produtores, as aquisições atendem a todas as exigências legais do país de origem.
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2023
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2022
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2021
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2020
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2019
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2018
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2017
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2016
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2015
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2014
Conheça também a Política de Uso da Terra da companhia no Brasil.